LITORAL NORTE - Bahia
 
Vila do Diogo
Costa dos Coqueiros - Município de Mata de São João - Brasil
   
 
Uma antiga aldeia jesuítica dos primeiros tempos coloniais, que até recentemente ainda sobrevivia da pesca, foi objeto de minuciosa pesquisa, por alunas da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, de Salvador, que está sendo transformada em livro, em apoio à educação patrimonial e ao turismo cultural.
Incrustada na pujante Costa dos Coqueiros, nas proximidades de Praia do Forte, Vila do Diogo é retratada, num trabalho jornalístico, pelas autoras Wânia Dias e Telma Chaves, com uma sutileza e fidelidade de detalhes, que transforma escritos em imagens, um trabalho que deverá se estender ao longo do litoral norte da Bahia, resgatando a memória da expansão territorial para o Nordeste e documentando o presente.
 
 


A apresentação do trabalho, na FTC, que tem como orientadora a Profa. Cristiana Serra e coordenador do curso o Prof. Bernardo Carvalho, foi marcada para o dia 18 de dezembro de 2007, coincidindo com o dia da festa magna da Igreja da Graça, em Salvador, construída por Caramuru e a Índia Paraguaçu, por volta de 1530. Chegado ao Brasil em 1509, Diogo Álvares Caramuru mantinha o comércio do pau-brasil com os franceses e agricultura, naquela região, desde os primeiros tempos, aonde mais tarde viria ser construída a Torre de Garcia d'Ávila, cujos descendentes de Diogo ali estiveram, ocuparam, colonizaram, expulsaram, combateram, e tudo mais, ali permanecendo por mais de quatro séculos.
 
Impossibilitado de participar desta apresentação, na Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, estarei representado na banca, pelo historiador do turismo baiano e do Rio Vermelho, Ubaldo Marques Porto Filho, que é o presidente da Academia dos Imortais do Rio Vermelho - ACIRV, que transmitirá aos professores e às autoras, os nossos cumprimentos pela iniciativa e pelo trabalho, que merece todo apoio e o incentivo para que prossigam e estendam as pesquisas ao longo de região.
..................................Christovão de Avila, Rio de Janeiro, RJ, 17.dez.2007.
   
 
Galeria de Imagens:
Aqui estão documentadas as primeiras fotos da Vila do Diogo, tiradas pelos primeiros 'turistas' a serem motivados por este projeto de pesquisa da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, antes mesmo de lerem o livro, ainda não publicado.
Ao passarem pela Linha Verde, em direção a Sauípe, na semana anterior à apreciação desta matéria, pela banca do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo - 2007.2, Flávio e Hortência de Paula, ao verem a pequena placa Diogo, não resistiram à curiosidade e entraram para uma primeira visita, de lá saindo com estas fotos, que enviaram, e com a programação de retornarem muito breve para uma estada numa daquelas acolhedoras pousadas.
Moradores do bairro da Graça, em Salvador, local da primeira fixação comprovada do colonizador europeu, Vila Velha, fundada por Diogo Álvares, o Caramuru, o casal lidera os voluntários da Campanha Graça Solidária, a nobre campanha, que visa auxílios para os irmãos carentes do bairro da Graça e arredores, de forma voluntária, que completou neste ano de 2007 dez anos de atividades, sendo ele presidente da Associação dos moradores da Graça - AMOGRAÇA.
Flávio e Hortência de Paula tomaram conhecimento da existência da Vila do Diogo, pelas informações que lhes transmiti, via Skype, o sistema de comunicação digital a viva-voz e de graça com o mundo, que já estará sendo instalado nos computadores do laboratório de informática da nova Escola São Vicente, recém construída pela atual prefeitura de Mata de São João. Até então, as crianças só conheciam computadores pela TV e de revistas, mudanças muito bem recebidas pelos pais e alunos, onde, como conclui o livro: "a vida das pessoas na vila é o mais próximo que se pode chegar do que seria a existência perfeita. A realidade de Diogo deveria ser a realidade de todo o mundo".
 
.Galeria de imagens da Vila do Diogo
(Dezembro de 2007)

Fotos: Flávio e Hortência de Paula. 08.XII.2007
DESTAQUE NA REGIÃO
Costa dos Coqueiros - Litoral norte da Bahia - Brasil
No dia 17 de dezembro estará sendo entregue à comunidade o Mapa Cultural do Lioral Norte, resultado do mais profundo trabalho de Resgate e Valoração do Patrimônio Arqueológico na região, uma nova etapa da história da Costa dos Coqueiros, que tem a coordenação científica do arqueólogo Prof. Dr. Paulo Eduardo Zanettini.
CENÁRIOS DE OCUPAÇÃO HUMANA: 3.300 ANOS DE HISTÓRIA
Uma nova etapa da história
da região dos Municípios de
Camaçari e Mata de São João
 
LITORAL NORTE - Bahia
 

..

Christovão de Avila
www.casadatorre.org.br



..

É permitida e estimulada a reprodução e a divulgação parcial ou integral, do conteúdo da presente Home Page, desde que mencionados os autores e as origens, reservados os direitos dos respectivos autores.

© Copyright 1989-2008

..

TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

casadatorre.org.br não se responsabiliza pelo conteúdo e oferta de produtos e serviços contidos em qualquer site e/ou loja virtual, a ele conectado.
 
Biografia:

CCPCTorre - Presidente - Biografia